Quem foi Ana?
A história de Ana encontra-se registrada no livro de 1 Samuel no capítulo 1 e 2. A história de Ana remonta aos tempos dos juízes, antes do período monárquico (dos reis). Nesse tempo o povo vivia sem um governante formal (Juízes 20:25). Eles eram dirigidos pelas orientações dos sacerdotes, cuidavam das questões religiosas e dos juízes que julgavam as questões sociais do povo.
História de Ana
Ana não era profetiza e nem uma liderança política. Tirando o fato de ter sido a mãe do profeta Samuel não se tem nada que a diferencia-se de uma mulher israelita comum. Porém sua história traz uma profunda simbologia da relação de Deus com os seus servos e dos conflitos que vivemos na vida.
Penina e Ana
Penina tinha filhos, enquanto Ana não. Elcana amava muito Ana, independente de sua esterilidade. Penina busca sempre meios de provocar e irritar Ana, pelo fato dela ter filhos e Ana não. Todos os anos quando subiam ao templo para prestar sacrifícios e festejar, Ana ficava sem comer e chorava muito devido a provocações de Penina.
Ana e Elcana
Ana era casada com Elcana, porém ela não conseguia gerar filhos. Na cultura judaica os filhos eram a salvação da mulher e a continuação da linhagem da família. Nesse caso, se a esposa não pudesse dar filhos, o homem tomava outra esposa. Elcana tinha como segunda esposa Penina.
Esse conteúdo foi retirado do site Bíblia Legal do artigo quem foi Ana.